Os autores de Babilônia usaram o capítulo desta terça-feira para dar uma cutucada no público que virou as costas de maneira inédita para uma novela das nove da Globo. A pouco mais de um mês de seu desfecho, Babilônia segue com o recorde de pior audiência já registrada pela emissora nessa faixa de horário. Para dar voz a esse espectador que abandonou uma trama feita para discutir os problemas do país, foi usada uma personagem fútil e hipócrita, a perua Consuelo (Arlete Salles), mãe do prefeito corrupto da cidade de Jatobá, Aderbal (Marcos Palmeira). Ela falou em nome dos que, no entender dos autores da novela, fugiram do folhetim por seu conteúdo pesado.Em cena exibida logo no começo do capítulo, Consuelo vai enfim gravar seu programa de entrevistas para a internet, o Puro Chiquê, com um bate-papo com a atriz Dira Paes. Dira, em tese no papel dela mesma, tenta dar à conversa um rumo inteligente, e aproveita o fato de estar grávida de seis meses para alertar as pessoas para as dificuldades de uma gravidez na adolescência. A fútil Consuelo a recrimina. "As adolescentes passam por momentos muito difíceis", diz a entrevistada. "Corta, corta, corta", dispara Consuelo. "Olha, 'momentos difíceis', não. Não dá audiência, entendeu? É uma coisa muito realista. O povo não quer saber de coisas complicadas. Vamos falar de coisas agradáveis, por favor?"
Dira mantém sua postura séria e apela para o diretor do programa, o jornalista malandro Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes). "Luís, eu aceitei participar do programa porque a gente iria falar de assuntos relevantes. Se não for para falar, eu prefiro me retirar."
Nem é preciso de esforço para saber como termina a cena: a inteligente Dira se retira com classe, aviltada pelo jeito grosseirão de Consuelo que, em vez de debater questões sérias, prefere saber quem é o ator com o pior hálito que ela já teria beijado.
Desde a sua estreia, quando fez a audiência do horário despencar de mais de 30 pontos para cerca de 25 no Ibope da Grande São Paulo, Babilônia vem sendo defendida pelos autores e pela produção da novela com o discurso de que lidaria com temas muito duros e espinhosos para uma parte da população, que então a teria abandonado. Na verdade, a novela tinha problemas estruturais graves que minaram desde o início a empatia do público, como personagens rasos, falta de humor e, pior, ausência de uma história que se pudesse acompanhar com interesse.
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